domingo, 28 de outubro de 2012

O porquê da arte na Educação.


REFLEXÕES

O porquê da arte na Educação.

        A arte constantemente abre portas para um caminho onde o impossível não existe. Trabalhar a arte na Educação promove inúmeras possibilidades de improvisar, transformar, ir além da superficialidade, enxergar novos horizontes, além de que, abre inúmeras portas para a “construção de conhecimentos” abrindo as portas do imaginário.
As manifestações dinâmicas da arte têm sua importância que vão além de disciplina no currículo escolar, além de que é um produto íntimo da formação humana. Com esta experiência, o estudante nota a sensibilidade da humanidade quando tem a arte como algo significativo em sua educação.
Sendo registro histórico da civilização, ou seja, seus primórdios, a arte é presente quando ainda não se fazia uso da linguagem textual. Nas cavernas, nas pirâmides, nos templos, nas pinturas, nas esculturas, e nas antigas edificações sempre de representarão uma linguagem universal, catalogando seus períodos, suas culturas e suas manifestações.

Organização do espaço de trabalho.

Muitos de nós, ainda na atualidade, nos deparamos com a falsa inserção da arte no espaço escolar, e sua organização, apresenta-se deficitária, pois, apenas na maioria das vezes as datas comemorativas, e manifestações folclóricas, são exploradas neste sentido, ainda mais, quando se trata de Educação Infantil.
Nos outros períodos ou etapas, a Arte, é inserida no meio escolar, de maneira, em minha opinião, “pobre”, o espaço é organizado, à medida, que se encontra a necessidade de se “expor” trabalhos, seminários, ou apresentações diversas, muita vezes monitoradas e “controladas” pelo professor regente, este que por sua vez, determina o que é, ou o que não é relevante, ignorando o ponto de vista (no campo da imaginação) de seus alunos limitando sua criatividade e seu “espaço”, para a criação.

As fases do desenho infantil

As fases do desenho infantil, segundo Luquet, Piaget e Lowenfeld, são as seguintes:
Realismo Fortuito, Realismo Falhado e Realismo intelectual e realismo visual.

Realismo fortuito:
A criança em certo ponto produzirá mesmo acidentalmente uma parecença não procurada, a partir daí ela passará por uma série de transições até adquirir a totalidade das faculdades gráficas (intenção, execução e a interpretação correspondente à intenção) chegando consequentemente ao realismo intencional.
Realismo Falhado:
Esta fase é alcançada quando a criança chega ao desenho propriamente dito, quer ser realista, mas a sua intenção entra em conflito com os obstáculos gráficos e psíquicos, que dificultam a sua manifestação. São exemplos de obstáculos a incapacidade para dirigir seus movimentos gráficos, o caráter limitado e descontínuo da atenção infantil e principalmente a incapacidade sintética – quando a criança não chega a sintetizar num conjunto coerente os diferentes pormenores que desenha com a preocupação exclusiva de representá-los cada um por si.
Realismo intelectual:
Onde a criança pretende deliberadamente reproduzir do objeto representado não só o que se pode ver, mas tudo o que ali existe, e procura dar a cada um dos elementos a sua forma exemplar.


Realismo visual:

É geralmente por volta dos 12 anos, marcado pela descoberta da perspectiva e a submissa às suas leis, daí um empobrecimento, um enxugamento progressivo do grafismo que tende a se juntar as produções adultas, o que “mata” um pouco, ou demasiadamente a criatividade infantil!


Outras reflexões

A criança possui seu modo peculiar de ver a vida, de ver seu mundo em particular, e esta característica é inerente ao ser humano, que fantasia, que reinventa o que descobre tudo no seu tempo.
O ato falho que cometemos, até mesmo por nossa inexperiência, é o de tolher a liberdade de criar, colorir, imaginar, delimitando padrões que em nossa parca concepção, são os corretos.
Nós os adultos, matamos dentro de nós, muitos dos sentimentos encontrados em nós mesmos, quando éramos crianças, e não devemos matar estes mesmos sentimentos nas crianças de hoje, para que as mesmas, não se tornem adultos frustrados amanhã.









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SÃO PAULO

SÃO PAULO
A SELVA DE PEDRA

Impressionante!!!

Impressionante!!!
Tudo realmente é possível...

Coincidência? Ou...

Coincidência? Ou...
Um capricho da natureza????