sexta-feira, 29 de maio de 2015

Plano de ensino - A ERA DO GELO - TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS, NADA COMO UM GRANDE SUCESSO DO CINEMA QUE NARRA A ÉPICA HISTÓRIA DE SERES PRÉ HISTÓRICOS NA BUSCA PELA SOBREVIVÊNCIA!



Plano de Ensino
1    Segmento de Ensino e série(s) a que se destina(m) o plano:  3º ano do ensino fundamental – 3º ano D.
2) Tema/Assunto: Língua Portuguesa / Geografia / História / Ciências– Atividade interdisciplinar com texto reflexivo, texto correspondente e filme baseado em best seller – ERA DO GELO III
     3) Tempo necessário: Três horas diárias – durante seis ou sete dias

     4) Objetivo(s):

Ø    Verificar as interpretações propostas;
Ø    Fornecer conceitos, termos e finalidades destas produções na concepção de ideias sobre a importância dos recursos naturais e da convivência em grupos, o que é privado e o que é público, além de explanações sobre os espaços, territórios, bairros, lugares e mundo.
Ø     Verificar o potencial criativo dos alunos.  

5) Conteúdos:

Conceitual:

Ø  Saber se os alunos interpretam a correlação entre a apresentação do filme, a relação entre homem e o uso racional dos recursos naturais, além dos espaços e lugares e a construção da sociedade como um todo;
Ø  Descobrir se os alunos associam estes textos com as informações narradas que os acompanham (isso em relação ao filme), e o texto reflexivo sobre o uso dos recursos naturais, com a utilização do livro didático e a contextualização e da vivência dos alunos;
Ø  Perceber se realmente existem coerências ou a falta delas nesta intertextualidade entre os conhecimentos e as produções dos alunos.
Procedimental:

Ø  Observar e reconhecer as diversas formas de observação e interpretação deste gênero textual intertextualizado com o filme, que por sua vez, explica como começa a história do planeta Terra e como os animais conseguiram sobreviver a Era Glacial;
Ø  Estabelecer a comparação destas informações nesta comunicação entre texto e narrativa;
Ø  Verificar a atuação desta narração nos textos e se há congruência ou simetria neste posicionamento;
o   Registrar as dúvidas encontradas nestes diferentes parâmetros, e discutir suas possíveis soluções;
o   Auxiliar na perda da timidez por parte dos alunos em relação à leitura em público (solicitar que os alunos contem suas histórias para os demais);
Ø  Motivar a valorização do trabalho em equipe.


Atitudinal:

Ø  Ressaltar os valores destas narrações nas produções de textos;
Ø  Verificar a capacidade de compreensão por parte dos alunos na inserção desta narração e leitura nos mais diversos gêneros textuais e sua importância;

6) Materiais e recursos necessários:
Caderno, lápis e vídeo (DVD), no caso o filme foi disponibilizado pela escola.

7) Organização do espaço e do grupo:

Biblioteca e sala de aula em pequenos grupos, ou em duplas.



8) Desenvolvimento das atividades, estratégias e procedimentos:
BLOCOS DE ATIVIDADES

Na realidade estas atividades, as sete, no total serão distribuídas de acordo com a otimização dos grupos, isso não significa, que será avaliada a qualidade tecnológica empregada nestes trabalhos, mas, sim a criatividade e a interação entre o narrador (história narrada no filme), as aulas expositivas, o texto e esta relação, e principalmente a produção destes em todas as suas etapas.

1º encontro:
Ø    Roda da conversa para que se discuta a inserção das tecnologias humanas nas construções e como se interpreta esta leitura de mundo, por exemplo:
- Como era a vida na Terra na Pré História?


2º encontro:

Ø    Procurar, recortar e colar de jornais e revistas diferentes temas presentes no contexto explorado no filme e nas aulas expositivas.

3º encontro:

Ø    Cada grupo irá confeccionar sua própria história em quadrinhos, ou reconto, na verdade o que interessa nessa atividade é a produção de texto em interlocução com a imagem.

4º encontro:

Após esta pequena apresentação de suas ideias, o professor fará a apreciação e realizará uma exposição com os trabalhos dos alunos, além de um portfólio como documento.

5º encontro:
Com o auxílio do professor, os grupos irão iniciar a confecção de seus trabalhos em progresso com os textos e rodas de conversas.

6º encontro:

Será feita a apresentação das atividades e o professor finalmente irá unificar as produções e os textos serão publicados no site www.estudbrinc.com, motivando ainda mais estas produções.

9) Avaliação: A avaliação ocorrerá de acordo com a participação dos alunos, percebendo se os mesmo conseguiram assimilar o conteúdo abordado, de maneira a relacionar nas provas documentais, o vídeo , na criatividade dos grupos e a assimilação das ideias propostas, sempre privilegiando a interpretação dos textos “intertextualizados” com as narrativas, ou seja, sua conjunção.

10) Outras informações: As questões que serão abordadas através das atrações devem ser levadas em conta e respondidas, havendo assim intervenções por parte do professor e alunos, em tempo “real” em sala de aula, o qual será dividido pelo professor “igualitariamente” entre as equipes nas orientações, visando assim à cidadania e a democracia.



Professor Caius Valverde, maio de 2015






_____________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SÃO PAULO

SÃO PAULO
A SELVA DE PEDRA

Impressionante!!!

Impressionante!!!
Tudo realmente é possível...

Coincidência? Ou...

Coincidência? Ou...
Um capricho da natureza????