NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS, NADA COMO UM GRANDE SUCESSO DO CINEMA QUE NARRA A ÉPICA HISTÓRIA DE SERES PRÉ HISTÓRICOS NA BUSCA PELA SOBREVIVÊNCIA!
Plano de
Ensino
1
Segmento
de Ensino e série(s) a que se destina(m) o plano: 3º ano do ensino fundamental – 3º ano D.
2) Tema/Assunto: Língua Portuguesa / Geografia /
História / Ciências– Atividade interdisciplinar com texto reflexivo, texto
correspondente e filme baseado em best seller – ERA DO GELO III
3) Tempo
necessário: Três horas diárias – durante seis ou sete dias
4)
Objetivo(s):
Ø Verificar as interpretações propostas;
Ø Fornecer conceitos, termos e finalidades destas produções na concepção
de ideias sobre a importância dos recursos naturais e da convivência em grupos,
o que é privado e o que é público, além de explanações sobre os espaços,
territórios, bairros, lugares e mundo.
Ø Verificar o potencial criativo dos alunos.
5)
Conteúdos:
Conceitual:
Ø Saber se
os alunos interpretam a correlação entre a apresentação do filme, a relação
entre homem e o uso racional dos recursos naturais, além dos espaços e lugares
e a construção da sociedade como um todo;
Ø Descobrir
se os alunos associam estes textos com as informações narradas que os
acompanham (isso em relação ao filme), e o texto reflexivo sobre o uso dos
recursos naturais, com a utilização do livro didático e a contextualização e da
vivência dos alunos;
Ø Perceber
se realmente existem coerências ou a falta delas nesta intertextualidade entre
os conhecimentos e as produções dos alunos.
Procedimental:
Ø Observar
e reconhecer as diversas formas de observação e interpretação deste gênero
textual intertextualizado com o filme, que por sua vez, explica como começa a
história do planeta Terra e como os animais conseguiram sobreviver a Era
Glacial;
Ø Estabelecer
a comparação destas informações nesta comunicação entre texto e narrativa;
Ø Verificar
a atuação desta narração nos textos e se há congruência ou simetria neste
posicionamento;
o Registrar
as dúvidas encontradas nestes diferentes parâmetros, e discutir suas possíveis
soluções;
o Auxiliar
na perda da timidez por parte dos alunos em relação à leitura em público
(solicitar que os alunos contem suas histórias para os demais);
Ø Motivar a
valorização do trabalho em equipe.
Atitudinal:
Ø Ressaltar
os valores destas narrações nas produções de textos;
Ø Verificar
a capacidade de compreensão por parte dos alunos na inserção desta narração e
leitura nos mais diversos gêneros textuais e sua importância;
6) Materiais e recursos necessários:
Caderno, lápis e vídeo (DVD), no caso o filme
foi disponibilizado pela escola.
7)
Organização do espaço e do grupo:
Biblioteca e sala de aula em pequenos grupos, ou em duplas.
8)
Desenvolvimento das atividades, estratégias e procedimentos:
BLOCOS DE
ATIVIDADES
Na realidade estas atividades, as sete, no total
serão distribuídas de acordo com a otimização dos grupos, isso não significa,
que será avaliada a qualidade tecnológica empregada nestes trabalhos, mas, sim
a criatividade e a interação entre o narrador (história narrada no filme), as
aulas expositivas, o texto e esta relação, e principalmente a produção destes
em todas as suas etapas.
1º encontro:
Ø Roda da
conversa para que se discuta a inserção das tecnologias humanas nas construções
e como se interpreta esta leitura de mundo, por exemplo:
- Como era a vida na Terra na Pré História?
2º
encontro:
Ø Procurar,
recortar e colar de jornais e revistas diferentes temas presentes no contexto
explorado no filme e nas aulas expositivas.
3º encontro:
Ø
Cada grupo irá confeccionar sua própria história em quadrinhos, ou
reconto, na verdade o que interessa nessa atividade é a produção de texto em
interlocução com a imagem.
4º encontro:
Após esta pequena apresentação de
suas ideias, o professor fará a apreciação e realizará uma exposição com os
trabalhos dos alunos, além de um portfólio como documento.
5º encontro:
Com o auxílio do professor, os grupos
irão iniciar a confecção de seus trabalhos em progresso com os textos e rodas
de conversas.
6º encontro:
Será feita a
apresentação das atividades e o professor finalmente irá unificar as produções
e os textos serão publicados no site www.estudbrinc.com, motivando ainda
mais estas produções.
9)
Avaliação: A avaliação ocorrerá de acordo com a participação
dos alunos, percebendo se os mesmo conseguiram assimilar o conteúdo abordado,
de maneira a relacionar nas provas documentais, o vídeo , na criatividade dos
grupos e a assimilação das ideias propostas, sempre privilegiando a
interpretação dos textos “intertextualizados” com as narrativas, ou seja, sua
conjunção.
10)
Outras informações: As questões que serão abordadas
através das atrações devem ser levadas em conta e respondidas, havendo assim
intervenções por parte do professor e alunos, em tempo “real” em sala de aula,
o qual será dividido pelo professor “igualitariamente” entre as equipes nas
orientações, visando assim à cidadania e a democracia.
Professor Caius Valverde, maio de 2015
_____________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário