Falando das façanhas da humanidade...O que é ficção ? O que é realidade?
Um dos melhores filmes da história.
ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS?
Plano de Ensino
1
Segmento
de Ensino e série(s) a que se destina(m) o plano: 5º ano do ensino fundamental – 5º ano C.
2) Tema/Assunto: Língua Portuguesa / Geografia /
História – Atividade interdisciplinar com texto reflexivo, texto correspondente
e filme baseado em best seller – ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS?
3) Tempo
necessário: Três horas diárias – durante sete dias
4)
Objetivo(s):
Ø Verificar as interpretações propostas;
Ø Fornecer conceitos, termos e finalidades destas produções na concepção
de ideias sobre as construções da humanidade nas suas mais diversas
interpretações culturais, além de explanações sobre a ação transformadora do
espaço pelo trabalho humano.
Ø Verificar o potencial criativo dos alunos.
5)
Conteúdos:
Conceitual:
Ø Saber se
os alunos interpretam a correlação entre a apresentação do filme, a relação entre
homem e trabalho, e as produções escritas de maneira coerente, na sua produção;
Ø Descobrir
se os alunos associam estes textos com as informações narradas que os
acompanham (isso em relação ao filme), e o texto reflexivo sobre o trabalho
humano, as tecnologias e as transformações na humanidade;
Ø Perceber
se realmente existem coerências ou a falta delas nesta intertextualidade.
Procedimental:
Ø Observar
e Reconhecer as diversas formas de observação e interpretação deste gênero
textual intertextualizado com o filme, que por sua vez, deriva de um livro de
sucesso;
Ø Estabelecer
a comparação destas informações nesta comunicação entre texto e narrativa;
Ø Verificar
a atuação desta narração nos textos e se há congruência ou simetria neste
posicionamento;
o Registrar
as dúvidas encontradas nestes diferentes parâmetros, e discutir suas possíveis
soluções;
o Auxiliar
na perda da timidez por parte dos alunos em relação à leitura em público;
Ø Motivar a
valorização do trabalho em equipe.
Atitudinal:
Ø Ressaltar
os valores destas narrações nas produções de textos;
Ø Verificar
a capacidade de compreensão por parte dos alunos na inserção desta narração e
leitura nos mais diversos gêneros textuais e sua importância;
6) Materiais e recursos necessários:
Caderno, lápis e vídeo (DVD), no caso, baixei
o vídeo do youtube no seguinte link:
7)
Organização do espaço e do grupo:
Biblioteca e sala de aula em pequenos grupos.
8)
Desenvolvimento das atividades, estratégias e procedimentos:
BLOCOS DE
ATIVIDADES
Na realidade estas atividades, as sete, no total
serão distribuídas de acordo com a otimização dos grupos, isso não significa,
que será avaliada a qualidade tecnológica empregada nestes trabalhos, mas, sim
a criatividade e a interação entre o narrador (história narrada no filme), as
aulas expositivas, o texto e esta relação, e principalmente a produção destes
em todas as suas etapas.
1º encontro:
Ø Roda da
conversa para que se discuta a inserção das tecnologias humanas nas construções
e como se interpreta esta leitura de mundo.
2º
encontro:
Ø Procurar,
recortar e colar de jornais e revistas diferentes temas presentes em diferentes
atividades, tais como:
·
Slogans;
·
Reportagens;
·
Propagandas diversas e suas mensagens;
·
Músicas para as trilhas sonoras;
·
Atualidades;
·
Memórias e histórias das pessoas dos grupos;
·
Assuntos diversos que os interessam a serem
explorados nesta atividade;
3º encontro:
Ø
Cada grupo irá confeccionar sua própria reportagem, com as suas propagandas,
seu merchandising etc., criando um caderno de jornal próprio e personalizado
com o objeto de pesquisa e público alvo.
4º encontro:
Após esta pequena apresentação de
suas ideias, o professor fará a apreciação das propostas e incitará os grupos a
desenvolverem as seguintes ferramentas de Marketing midiático, beirando até
mesmo o sensacionalismo, haja vista, a vertente fictícia para uns do filme em
questão.
Obs.: Os grupos ou as
equipes terão livre escolha nas suas produções, de maneira a produzir seu
produto de marketing, de acordo com o que julguem mais impactantes as
produções, visando com esta tarefa à motivação do público em “comprar” a sua
ideia.
5º encontro:
Com o auxílio do professor, os grupos
irão iniciar a confecção de seus trabalhos, a montagem do “caderno” e a
distribuição de tarefas, elegendo os temas, etc., afinal, existem vários tipos
de cadernos de jornais nos quais os repórteres tratam de diversos assuntos.
6º encontro:
Os alunos apresentarão suas propostas
finais, seu projeto, na versão escrita, como prova documental, ou seja,
relatarão como foram desenvolvidas as etapas, a identificação dos componentes,
o nome do “caderno”, o nome dos autores, etc. O professor analisará a qualidade
desta produção, a qual será utilizada como “script” na apresentação da
atividade pelo grupo.
7º encontro:
Será feita a
apresentação das atividades e o professor finalmente irá unificar as produções
e os textos serão publicados no site www.estudbrinc.com, motivando ainda
mais estas produções.
9)
Avaliação: A avaliação ocorrerá de acordo com a
participação dos alunos, percebendo se os mesmo conseguiram assimilar o
conteúdo abordado, de maneira a relacionar nas provas documentais, o vídeo , na
criatividade dos grupos e a assimilação das ideias propostas, sempre
privilegiando a interpretação dos textos “intertextualizados” com as
narrativas, ou seja, sua conjunção.
10)
Outras informações: As questões que serão abordadas
através das atrações devem ser levadas em conta e respondidas, havendo assim
intervenções por parte do professor e alunos, em tempo “real” em sala de aula,
o qual será dividido pelo professor “igualitariamente” entre as equipes nas
orientações, visando assim à cidadania e a democracia, não será permitido que
se “ultrapassem” estes limites, pois, assim seria ineficaz a apreciação das
“atrações”, e se faria uma alusão à corrupção, a qual deve ser expurgada no
ambiente escolar, e na sociedade.
Estas atividades visam à criatividade e
a liberdade de expressão, e seu desígnio é o de elucidar as várias aplicações
dos gêneros textuais no quotidiano das pessoas, e como estas ferramentas
influenciam nas aquisições de produtos, técnicas, história e também na
aquisição de conhecimentos.
“O cérebro é
como um paraquedas. Só funciona quando está aberto.” Sir James
Dewar.
Professor Caius Valverde, maio de
2015
________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário