4) Objetivo(s):
Ø
Verificar as interpretações propostas;
Ø Fornecer conceitos, termos e finalidades destas cartas na confecção
dos programas de rádio e nas suas mais diversas interpretações;
Ø Verificar o potencial criativo dos alunos.
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5)
Conteúdos:
Conceitual:
Ø Saber
se os alunos interpretam a correlação entre a narração das cartas e as
cartas escritas de maneira coerente, na sua produção;
Ø Descobrir
se os alunos associam estes textos com as mensagens narradas que os
acompanham;
Ø Perceber
se realmente existem coerências ou a falta delas nesta intertextualidade.
Procedimental:
Ø Observar
e Reconhecer as diversas formas de observação e interpretação deste gênero
textual;
Ø Estabelecer
a comparação destas cartas nesta comunicação entre texto e narrativa;
Ø Verificar
a atuação desta narração nos textos e se há congruência ou simetria neste
posicionamento;
Ø Registrar
as dúvidas encontradas nestes diferentes parâmetros, e discutir suas
possíveis soluções;
Ø Auxiliar
na perda da timidez por parte dos alunos em relação à leitura em público;
Ø Motivar
a valorização do trabalho em equipe.
Atitudinal:
Ø Ressaltar
os valores destas narrações nas produções de textos;
Ø Verificar
a capacidade de compreensão por parte dos alunos na inserção desta narração
e leitura nos mais diversos gêneros textuais e sua importância.
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6)
Materiais e recursos necessários:
Papel Sulfite,
papel pardo, jornais, revistas, caixa de leite, caixa de fósforos, garrafa
pet, saco de pão, tesoura, canetinha, lápis, giz de cera, cola convencional
ou cola quente, data show, instrumentos musicais, rádio, notebook,
vestuário, papelão, cartolina, adereços diversos, materiais diversos para a
sonoplastia, aparelhos eletrônicos para a gravação dos “pilotos” e das
produções finais, etc.
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7) Organização
do espaço e do grupo:
Ateliê de artes, pátio,
lugares amplos, a classe se dividirá em pequenos grupos.
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8)
Desenvolvimento das atividades, estratégias e procedimentos:
BLOCOS
DE ATIVIDADES
Na realidade estas
atividades, as sete, no total serão distribuídas de acordo com a otimização
de espaços e disponibilidades dos grupos, isso não significa, que será
avaliada a qualidade tecnológica empregada nos trabalhos, mas, sim a
criatividade e a interação entre o narrador, o texto e esta relação, e
principalmente a produção destes textos em todas as suas etapas.
1º encontro:
Ø
Roda da conversa para que se discuta a inserção
das cartas e e-mails nos programas de rádio e como se interpreta esta
leitura.
2º
encontro:
Ø
Procurar, recortar e colar de jornais e
revistas diferentes temas presentes em diferentes atividades, tais como:
·
Slogans;
·
Reportagens;
·
Propagandas
diversas e suas mensagens;
·
Músicas
para as trilhas sonoras;
·
Frases
de impacto;
·
Atualidades;
·
Memórias
e histórias das pessoas dos grupos;
·
Assuntos
diversos que os interessam a serem explorados nesta atividade;
·
Pesquisas
sobre a montagem de um estúdio de rádio;
·
Visita
a uma rádio popular.
3º encontro:
Ø
Cada grupo irá confeccionar sua
própria rádio, com as suas propagandas, seu merchandising, seus jingles, os
apresentadores dos programas, os horários das atrações dando ênfase ao
programa “Cartas dos ouvintes (os
alunos) no ar”.
4º encontro:
Após esta pequena
apresentação de suas ideias, o professor fará a apreciação das propostas e
incitará os grupos a desenvolverem as seguintes ferramentas de Marketing:
·
Um outdoor (observando as
possibilidades do grupo);
·
Comerciais de Rádio;
·
A apresentação dos artistas
(narradores, apresentadores), para o público alvo desta atração.
Obs.: Os grupos
ou as equipes terão livre escolha nas suas produções, de maneira a produzir
seu produto de marketing, de acordo com o que julguem mais impactantes as
produções, visando com esta tarefa à motivação do público em “comprar” a
sua ideia.
5º encontro:
Com o auxílio do
professor, os grupos irão iniciar a confecção de seus trabalhos, a montagem
do estúdio e a distribuição de tarefas, elegendo quando forem os casos, os
jingles, os “garotos (as) propagandas”, os temas, etc, afinal, existem
vários tipos de programas de rádio nos quais as cartas dos ouvintes tratam
de diversos assuntos.
6º encontro:
Os alunos
apresentarão suas propostas finais, seu projeto, na versão escrita, como
prova documental, ou seja, relatarão como foram desenvolvidas as etapas, a
identificação dos componentes, o nome do “programa”, o nome do
apresentador, etc. O professor analisará a qualidade desta produção, a qual
será utilizada como “script” na apresentação da atividade pelo grupo.
7º encontro:
Será feita a
apresentação das atividades e o professor finalmente irá contemplar a
equipe vencedora com o prêmio, uma espécie de troféu ou medalhas, tal como
um título, e a equipe apresentará seu programa mais uma vez na classe, com
a participação maciça da classe, nesse momento, os alunos na qualidade de
ouvintes, levarão as suas histórias para a apresentação das mesmas pela
rádio vencedora, ou pela fusão das duas melhores rádios ou produções,
pode-se cogitar a ideia de lançar este programa em sites como o YOUTUBE,
TWITTER E FACEBOOK, motivando ainda mais estas produções.
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9)
Avaliação: A avaliação ocorrerá
de acordo com a participação dos alunos, percebendo se os mesmo conseguiram
assimilar o conteúdo abordado, de maneira a relacionar nas provas
documentais, os vídeos, nas gravações dos “pilotos”, colagens e produções
diversas, na criatividade dos grupos e a assimilação das ideias propostas,
sempre privilegiando a interpretação dos textos “intertextualizados” com as
narrativas, ou seja, sua conjunção.
10)
Outras informações: As questões que serão abordadas
através das atrações devem ser levadas em conta e respondidas, havendo
assim intervenções por parte do professor e alunos, em tempo “real” em sala
de aula, o qual será dividido pelo professor “igualitariamente” entre as
equipes nas orientações, visando assim à cidadania e a democracia, não será
permitido que se “ultrapassem” estes limites, pois, assim seria ineficaz a
apreciação das “atrações”, e se faria uma alusão à corrupção, a qual deve
ser expurgada no ambiente escolar, e na sociedade.
Estas atividades
visam à criatividade e a liberdade de expressão, e seu desígnio é o de
elucidar as várias aplicações dos gêneros textuais no quotidiano das
pessoas, e como estas ferramentas influenciam nas aquisições de produtos e
também na aquisição de conhecimentos.
Este plano de
aula foi inspirado nos programas de rádio AM os quais são amplamente
apreciados pelo público adulto e jovem.
“O
cérebro é como um paraquedas. Só funciona quando está aberto.” Sir James Dewar.
Referência
bibliográfica
SEBRAE
- Biblioteca on line;
ARTIGO
CIENTÍFICO
“O
Rádio na escola como instrumento de cidadania: Uma análise do discurso da
criança envolvida no processo”
Elizabeth
Moraes Gonçalves e
Adriana
Barroso de Azevedo
...É
preciso levar em conta, simultaneamente, a enunciação – ou seja, o evento
único e jamais repetido de produção do enunciado. Isto porque as condições
de produção (tempo, lugar, papéis representados pelos interlocutores, imagens
recíprocas, relações sociais, objetivos visados na interlocução) são
constitutivas do sentido do enunciado: a enunciação vai determinar a que
título àquilo que se diz é dito (KOCH, 1984, pg.15).
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