terça-feira, 5 de julho de 2011

Reciclagem com arte e criatividade!





Reciclagem com arte!


Um assunto muito discutido em nossa sociedade "moderna", é o da reciclagem, e em sala de aula, é da maior importância que se discuta cada vez mais este assunto com os alunos!
Li  o jornal "Folha de São Paulo",matéria publicada em 08 de maio de 2011 e me deparei com uma matéria muito interessante intitulada:
"A música que veio do lixo",onde um rapaz que reside em São Miguel Paulista, seu nome é Davi Rocha, que brilhantemente transforma pedaços de móveis em peças maravilhosas...EM INSTRUMENTOS MUSICAIS!
E como isto é simplesmente incrível, ainda mais, no momento em  que vivemos, onde muitos móveis são "indiscriminadamente" descartados em qualquer lugar, gerando diversos problemas, até mesmo para a saúde pública, pois, acabam sendo "desfrutados"por indesejáveis ratos e baratas, dentre outras moléstias vivas e outros parasitas, ele teve uma ideia que une o útil ao realmente agradável, falo assim, por também ser um amante da música, e por ser também um marceneiro, além de que, também "reciclo" muitas coisas em meu dia a dia...coisas que até tenho em minha casa!
Pois bem, este rapaz é um exemplo a ser seguido, pois além de ser um luthier nato, (tem o dom!) consegue dar  vida a um monte de objetos que seriam "desgraçadamente" destruídos, admiro pessoas assim...também faço coisas com madeira, e sei o valor que ela tem neste mundo que despreza a natureza...

Alguns dias atrás, aproveitei, uma carcaça de sofá mais um forro que retirei de uma reforma e "reconstruí" um sofá novo!

Veja o antes...


E agora o depois!


Devemos instruir as pessoas que nos cercam a fazer o descarte "inteligente" destes materiais, pois, os mesmos, podem ser reutilizados, evitando o "sacrifício" da natureza, e devemos divulgar cada vez mais, as utilidades destes materiais!
Em sala de aula, ambiente que visa a "construção de conhecimentos" e em muitas vezes,isto se torna uma missão"quase impossível" pois, sabemos que nem todas as escolas são de "Primeiro Mundo", e que não contam muitas vezes com brinquedos em boas condições...e também em muitas vezes, o poder público não fornece, ou , negligencia muitas necessidades em termos de instalações e atenção aos profissionais envolvidos, e até mesmo com os alunos conseguindo a façanha de "desmotivar" todos os envolvidos...realmente este e outros assuntos são "solenemente" ignorados.
Nós, que pertencemos à uma geração que visa conquistar uma mudança significativa neste âmbito, devemos mesmo sem os equipamentos adequados ou "bonitinhos e caros" reinventar  a maneira de ministrar as nossas aulas deixando-as cada vez mais criativas e motivadoras de criatividade!
Com materiais que são dispensados pela maioria de nosso povo, este que produz 4 quilos de lixo em média por dia, podem ser criadas dezenas,centenas e milhares de coisas muito interessantes para se desenvolver o conhecimento, olhem só!






E os  móveis!




A criatividade é realmente a ferramenta indispensável para a construção do conhecimento!!!

O lixo, nem sempre é o que parece, e podemos com certeza fornecer ferramentas de qualidade em qualquer situação ou local, muitos já o fizeram... façamos o mesmo!

Parabéns ao Davi e a todas as pessoas que transformam a Terra em um lugar muito melhor,  que APRENDEM E ENSINAM BRINCANDO!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SÃO PAULO

SÃO PAULO
A SELVA DE PEDRA

Impressionante!!!

Impressionante!!!
Tudo realmente é possível...

Coincidência? Ou...

Coincidência? Ou...
Um capricho da natureza????