sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Vamos aprender um pouco sobre a história da Grécia?

A história da Grécia é realmente muito interessante, pois, é cheia de emoções fortes!

Vamos aprender com esta história divertida e porque não contar para nossa gente, em forma de teatrinho?



Grécia Antiga

GRÉCIA ANTIGA


A mais sábia das civilizações antigas
A civilização grega foi a mais avançada do mundo antigo.
Foi na Grécia que o pensamento filosófico teve origem. O pensamento filosófico deu base para o desenvolvimento do conhecimento científico, ou seja, explicar os fatos através de métodos e técnicas que possam ser avaliados e comprovados. Antes disso só existia o pensamento mítico, baseado em crenças e mitos que não podiam ser comprovados, pois partiam do imaginário popular. Sócrates, Platão e Aristóteles foram os principais filósofos da Grécia Antiga, contribuindo para a evolução de diversas áreas do conhecimento.
Sociedade e Cultura
A sociedade grega tinha uma hierarquia bem definida: os periecos eram os habitantes da periferia e não tinham participação política; os esparciatas eram cidadões espartanos integrados ao exército ou negócios públicos, os escravos eram os prisioneiros de guerra ou pessoas escravizadas por terem dívidas; os hilotas eram servos do estado; os metecos eram estrangeiros ligados ao comércio e também não tinham participação na vida pública e finalmente os eupátridas eram as pessoas nascidas em Atenas, formavam a aristocracia latifundiária.
 A tragédia e a comédia foram os dois gêneros de teatro da Grécia. As apresentações de teatro eram feitas ao ar livre e muitas peças do teatro grego são representadas até hoje.
 A poesia grega era muito valorizada, tanto que em todos os banquetes, jogos e festivais era declamada inclusive acompanhada por música. Eram classificadas em épica, encontrada nas obras de Homero e lírica, que recebeu esse nome por sempre ser acompanhada pelo som da lira.
Os templos foram os maiores representantes da arquitetura grega. Eram construções requintadas, feitas em pedra e com estilo próprio. O templo grego mais importante era o Partenon de Atenas.
 A escultura foi desenvolvida, por muito tempo, para completar as obras arquitetônicas, principalmente nos templos. Assim, é comum ver grandes esculturas ao lodo de templos e construções gregas.
Na medicina os gregos também “saíram na frente”, Hipócrates foi o primeiro a estudar as ciências médicas. Na Grécia Antiga havia uma forma interessante de atendimento: as consultas eram gratuitas, mas a pessoa que se restabelecia deveria fazer uma oferenda, levando ao “doutor” uma réplica do órgão ou membro afetado.
Culto a vários deuses
 No que desrespeito à religião, os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses, mas para eles os deuses tinham uma forma antropomórfica, ou seja, eram a figura ampliada dos homens e a única diferença entre eles era a característica de imortalidade dos deuses. Podiam ser encontrados nas alturas dos céus ou nas profundezas dos oceanos e eram, representavam forças da natureza, protegiam a humanidade e representavam paixões e sentimentos humanos. Além dos deuses, os heróis também eram cultuados e chamados de semideuses.
 Grécia e a origem das Olimpíadas
O evento esportivo mais importante do mundo surgiu na Grécia
Para os gregos o esporte era muito importante! Através dele podiam mostrar suas habilidades e homenagear os deuses, principalmente Zeus, considerado o “deus dos deuses”. Como ocorria na cidade de Olimpia, o evento passou a ser chamado de Olimpíada. A primeira aconteceu há 2.500 a.C. com uma única competição: a corrida olímpica. A partir daí ficou estabelecido que as olimpíadas ocorreriam sempre a cada quatro anos, durante os meses de julho e agosto, sistema que é mantido até hoje.
Com o passar do tempo, o número de competições foi aumentando, até chegar a dez eventos: corrida, pentatlo, arremesso de disco, salto em distância, lançamento de dardo, luta, boxe, pancrácio, corrida de bigas (carro de duas ou quatro rodas puxados por cavalos) e corrida de cavalos. Tudo tinha que acontecer em cinco dias!
Curiosidade
Segundo a mitologia greco-romana, os deuses habitavam o Monte Olimpo, que fica no norte da Grécia, perto do mar Egeu. Tem 3 mil metros de altura e é o ponto mais alto do país.
(fonte: Guia dos Curiosos)

È muito importante ressaltar os heróis mitológicos, e quem sabe discutir com os alunos uma brincadeira legal e divertida sobre as batalhas e as lendas?

Vamos ficar com umas imagens para poder viajar na história da Grécia?

Uma batalha de Perseu!!!!
 Essa história em quadrinhos é muito interessante, pois trás aos dias atuais a história antiga  da Grécia com uma nova roupagem!!!


E assim acredito eu, que é muito mais fácil, contar uma história de maneira muito mais divertida, sem "empapuçar", seus alunos com aquele monte de blá, blá, blá sem sentido!!!
Mas é muito importante também citar os símbolos históricos e arqueológicos, para que eles também possam admirar e pesquisar a história antiga, sua arquitetura, sua riqueza de detalhes...
Aproveitem as gravuras e que todos tenham um excelente final de semana!!!





A Lenda dos dentes de dragão!!!!




O Grande Zeus




Um comentário:

  1. Sem dúvida é necessário e pertinente possibilitar que as crianças tenham acesso à sabedoria milenar cultural sem retirá-los dos seus contextos, da forma como vc apresenta.

    Continue postando.

    Simone Teodoro

    ResponderExcluir

SÃO PAULO

SÃO PAULO
A SELVA DE PEDRA

Impressionante!!!

Impressionante!!!
Tudo realmente é possível...

Coincidência? Ou...

Coincidência? Ou...
Um capricho da natureza????