quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A necessidade de auto-realização e a CIDADANIA!

O que realmente entendemos por auto-realização?

Será que é estarmos realizados com nós mesmos ou estar realizado para os outros verem ou se sentirem satisfeitos?
O que seria a verdadeira recompensa para uma vida inteira de trabalho e de estudos, pois, fazemos as duas coisas no decorrer de nossa vida não é?
O reconhecimento pela vitória, a vergonha da derrota, a incerteza, a incoerência... As vaidades da vida, e tudo mais o que encontramos no decorrer da nossa saga, na nossa existência, neste também planeta escola!
Sei que tudo era muito diferente no passado que conheci, (neste breve passado afinal não estou tão velho assim!), as coisas eram mais fáceis e este acesso a "estas informações tão importantes" era bem mais restrito, ora...


Olha só a contradição, como as coisas poderiam ser mais fáceis se não existiam, por exemplo:
 
- As redes sociais?

 
Eu arrisco uma resposta:

 
Talvez a diferença esteja presente aí neste aspecto, as pessoas eram mais próximas e as relações eram mais verdadeiras, sabe como é, olho no olho, e por aí vai, hoje muitos relacionamentos se iniciam através dos teclados dos modernos aparelhos existentes no mercado e a necessidade de estar linkado com estas novidades está sempre ligada com a realização de algumas de nossas necessidades.

 
A auto-realização, realmente começa nestas pequenas coisinhas, na dependência de estar sempre atualizado, isso para algumas pessoas, estas que por sua vez sentem-se protegidas de alguma forma pelos teclados e a distância que os mesmos imprimem em relação às pessoas!
Muitas pessoas confundem a auto-realização com o reflexo que esta realização causa nas pessoas, muitos agem como se fossem propagandas ambulantes desfilando suas conquistas como se tivessem sempre a necessidade de provar algo a alguém.
É como o tal STATUS, a necessidade de se encontrar nas coisas, nos objetos, nas roupas, nos bens, “no parecer”, no estar bem na foto...
A educação não visa o inimigo número um do STATUS, a CIDADANIA QUE JAMAIS É ENSINADA, OU COMO DIZEM OS MAIS CULTOS, INICIADA NA ESCOLA, este que seria o ambiente ideal para a propagação desta ideologia, a ideologia da verdadeira auto-realização.
Saber viver ou conviver em sociedade é uma dádiva de um povo desenvolvido no seu máximo potencial, pois, tudo ocorre com perfeição quando há o entendimento, a paz, a comunhão das idéias e a democracia, e saber respeitar o seu semelhante, o seu próximo, ter CIDADANIA.
Ser bem sucedido independe de ter ou não dinheiro ou bens materiais, tão importantes para algumas pessoas, veja, por exemplo, a situação dos hospitais públicos, das escolas, das creches, dos serviços públicos em geral, quantos políticos se elegem com promessas para resolver, ou pelo menos melhorar este cenário e quanto dinheiro estes mesmos políticos arrecadam com as suas eleições em cima destas promessas?
Talvez estes cidadãos tenham sua auto-realização, afinal, conseguiram alçar seus vôos em prol de si própri
o, utilizando-se da boa, ou nem tão boa assim,"fé" das pessoas que os elegem. 
Nas suas mansões, talvez eles se lembrem das pessoas que padecem nas filas dos serviços públicos ofertados pelo seu governo, e pelos governantes que lá estão representados por funcionários mal pagos e mal amados que sempre estão a postos para ofender e destratar os que, “onerados”, pelas mais altas taxas do planeta TERRA, ou uma das maiores, tenho as minhas dúvidas, estão lá para usufruir dos seus préstimos.
 
Talvez a auto-realização seja esta paz de espírito tão sonhada que está ao alcance de todas as pessoas, é só estender os braços para alcançá-la.

 
Seja rico, ou seja, pobre, a única certeza que temos, é que todos irão para o mesmo lugar, isto inclusive é bíblico e histórico, e nada levarão consigo e seu legado serão os seus feitos, sua memória e a tal auto-realização, esta em vida, deve ser direcionada para o altruísmo.

 
Nós futuros educadores devemos até mesmo por consciência iniciar nossos educandos,os nossos discípulos, mesmo sendo por um pequeno período, a ter a noção da CIDADANIA, do respeito à vida, às diferenças, às pessoas e a tudo que se relaciona com a vida ,e assim estes pequenos cidadãos mudarão  suas vidas e tudo o que está a sua volta.

 
Ser um mestre é uma responsabilidade e hoje posso dizer que a melhor maneira de ser CIDADÃO é:

 
Ter CIDADANIA.



A melhor maneira de se alcançar a auto-realização é alcançar a paz de espírito, e para isso, saber respeitar seu semelhante,ser cidadão e ter cidadania!
 
E a melhor maneira de se construir o conhecimento é:

 
APRENDER BRINCANDO!

 
E ANTES QUE EU ESQUEÇA...

FELIZ ANIVERSÁRIO SAMPA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SÃO PAULO

SÃO PAULO
A SELVA DE PEDRA

Impressionante!!!

Impressionante!!!
Tudo realmente é possível...

Coincidência? Ou...

Coincidência? Ou...
Um capricho da natureza????