segunda-feira, 30 de janeiro de 2012


Breve história da MATEMÁTICA!

Vamos fazer as contas?

Na vida tudo basicamente é realizado com as famosas contas, as quais nos deixam quase loucos às vezes!
Mas, qual e é a ciência que é responsável por todo este transtorno?

A MATEMÁTICA

Esta sempre foi à disciplina responsável pela queda prematura dos cabelos de muitas pessoas, mas, faz parte de nossa vida esta matéria então vou falar hoje sobre a história desta ciência tão importante para a nossa vida, ou será que não?

Vamos lá!
Sabemos que esta ciência é uma das mais antigas da humanidade com seus registros datados há 3500 anos antes de Cristo, como segue nesta linha do tempo abaixo:

Índice Cronológico
3500 a.c
i.    Antigo Sistema de Numeração
3100 a.c
i.    História da matemática no Egito
ii.    Regra da Falsa Posição
iii.    Métodos de Multiplicação e Divisão dos Egípcios
2600 a.c
i.    Resolução de Equações de 2.o grau
2100 a.c
i.    História da matemática na Babilônia
1850 a.c
i.    Papiro Moscou
1650 a.c
i.    Papiro Rhind
625 a.c
i.    O Cálculo da altura das pirâmides
ii.    Tales de Mileto
iii.    Cálculo da distância de navios no mar
580 a.c
i.    Números Pares e Ímpares
ii.    Números Figurados
iii.    Teorema de Pitágoras
iv.    Pitágoras de Samos
v.    Números amigos
vi.    Números primos e compostos
vii.    Máximo divisor comum e Mínimo múltiplo comum
viii.    Números perfeitos
ix.    Secção Áurea
440 a.c
i.    Duplicação do cubo
1801 d.c
i.    A Abstração em Álgebra
ii.    Grupos de Permutações
1806 d.c
i.    Augustus De Morgan
1815 d.c
i.    George Boole
1821 d.c
i.    Arthur Cayley
1831 d.c
i.    Dedekind: a fundamentação dos números reais
1835 d.c
i.    Willian Rowan Hamilton
1858 d.c
i.    Axiomas de Peano
E estas são apenas algumas das informações obtidas na história antiga e até hoje a MATEMÁTICA é discutida e difundida em muitas oportunidades e, também é utilizada em tudo, ou quase tudo, que conhecemos:
•    Nas compras;
•    Na escola;
•    Na eletrônica, etc.


MAS E A ESCOLA?
A Matemática ainda é uma das disciplinas mais odiadas pelos alunos, como eu disse uma das.
Uma das perguntas que me vem na cabeça é a seguinte:
Vou precisar usar isso na vida real?
Deveríamos saber que sim, afinal a MATEMÁTICA É USADA EM QUASE TUDO NA VIDA!
E sabendo disso, podemos usar atividades mais lógicas e compreensíveis para os alunos, atividades voltadas à compreensão das coisas que os cercam, e por que não as coisas quotidianas, do seu lugar, do seu bairro...
Mas, é preciso, fazer com que as metodologias sejam modificadas para que não se cometam os mesmos erros do passado, os mesmos que nos acometeram, e que fizeram da calculadora a nossa melhor amiga.

Isso por que só aprendemos as regras, mas, a maneira de pensar com lógica, apenas os bons mestres nos ensinaram!

Pensar com lógica!
Saber o porquê das contas, o seu funcionamento, a sua lógica, a compreensão do que é pedido nos famosos “problemas”, e por aí em diante.
Desenvolver estas atividades com jogos ou situações problemas com os alunos para que os mesmos possam consolidar seu aprendizado!

A arte de contar é apenas o começo, o desenvolvimento é o meio e a compreensão... Esta é apenas o princípio.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

SÃO PAULO

SÃO PAULO
A SELVA DE PEDRA

Impressionante!!!

Impressionante!!!
Tudo realmente é possível...

Coincidência? Ou...

Coincidência? Ou...
Um capricho da natureza????