segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O que realmente importa “a criatividade”!


Toquinhos, Lego, Play Mobil, Quebra Cabeças, Desenhos Animados, Comandos em Ação, e por aí vai...
A imaginação não tem limites para a criançada!
Podemos concluir que a imaginação é sempre presente no desenvolvimento das crianças, será?
No ambiente escolar, notamos que a sala de aula possui uma decoração típica de “sala de aula”, e muitas vezes a criatividade é perseguida das maneiras mais cruéis e discriminativas.
Dái surge à pergunta:
Apenas brincando, se consegue inserir a cultura e conhecimento na vida das crianças?
Arrisco uma resposta:
Sim, claro que sim, pois, tudo que se vê na escola é muito chato, até as brincadeiras não têm um fundo educativo, os educadores insistem na idéia de “brincadeira dirigida”, esta, que é infinitamente dirigida para o ponto de vista do educador e no que ele acredita, e não democratiza a brincadeira em si, não insere a criança no mundo do conhecimento na maioria das vezes em que ela é “dramaticamente” e “caoticamente” aplicada, se assim devo me referir á tais técnicas.
A brincadeira realmente dirigida induz o educando ao mundo amplo do conhecimento holístico, e não apenas às disciplinas impostas por este currículo falho, haja vista, até mesmo no meio acadêmico, onde inúmeras vezes se é deturpada a maneira de se expor pontos de vista e quaisquer manifestações de arte e as aulas são monitoradas por apostilas “religiosamente” seguidas por ordens expressas da instituição a qual pertencem os mestres da sabedoria que nela subsistem.
O conhecimento pode e deve ser inserido na vida das crianças de maneira lúdica, até por que, se torna muito mais proveitoso e útil em toda a manutenção de seus conhecimentos.
O que realmente importa  “a criatividade” é banido deste sistema o que deveria ser primordial na concepção de  desenvolvimento, até mesmo as histórias que são narradas em sala de aula tornam-se insuportáveis pela maneira que são contadas, tecnicamente e sem ênfase, e “batidas”, “surradas” pelo tempo e desconhecidas da maioria, por mostrarem um mundo que os pequenos não conhecem e ao mesmo tempo em que é separado deles.
O mundo fantástico e surreal que cerca o imaginário das crianças pode muito bem ser adaptado para este mundo, que é também surreal e ridiculamente “fantástico”!
As criações de arte, não devem ser induzidas pela tradição de uma geração falida em termos de cultura e que nunca admite a genialidade de uma criança, pois, todas são geniais, as cores são de todos, e todos devem expor seus sentimentos com a cor que fala mais alto em seu coração, e o desenho deve ser realmente livre, a não ser que seja determinado que se faça uma cópia fiel, que para mim é um absurdo, pois, se querem cópias é só dispor de uma máquina de XEROX.
Sou suspeito para falar de “aprender brincando”, sou adepto desta religião, e creio com muita “fé”, que se aprende muito mais brincando!


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SÃO PAULO

SÃO PAULO
A SELVA DE PEDRA

Impressionante!!!

Impressionante!!!
Tudo realmente é possível...

Coincidência? Ou...

Coincidência? Ou...
Um capricho da natureza????