Alguém já se sentiu "asfixiado" algum dia nesta trajetória terrestre, neste caminho repleto de obstáculos tortuosos?
Eu me senti asfixiado hoje...
Me senti como se faltasse o ar na sala de aula, uma espécie de presença maligna no ar, impressionante...
A ditadura, há muitos anos atrás, causou esta sensação em milhares de pessoas em nosso País, e infelizmente causou efeitos irreversíveis em muitos, e muitas...
A juventude gritava por sua liberdade, tão sonhada naqueles idos de 69, e até um pouco antes disso, e até hoje se encontram pessoas capazes de "reprimir" a liberdade de expressão alheia, mas com um tipo de violência um pouco mais sutil, mais dissimulada, e isto ocorre em um lugar onde se deveria respeitar a liberdade de expressão tão cobiçada e desejada, inclusive por aqueles que a desprezam hoje em dia, sabe de que lugar eu estou falando?
DA SALA DE AULA!
Ambiente onde a cultura e a troca de idéias deveriam ser compartilhadas entre todos e os pontos de vista deveriam ser respeitados e imaculados, porém infelizmente alguns poucos não respeitam esta verdade, e fazem pouco caso do parecer que "na sua ótica" não é o correto, ou melhor, ignoram a opinião dos demais, desrespeitando o sublime direito de se ter opinião, de se ter uma posição perante este ou aquele assunto.
A cultura de um homem, não se mede pelos títulos que ele "arrebanhou ou arrebatou" em sua trajetória, e sim, na bagagem conquistada durante sua permanência neste "planeta escola".
Infelizmente o ambiente "formador" de cultura, ora "habitado" por professores, mestres ou doutores, ás vezes, pois, ainda contamos "Graças a Deus" com pessoas esclarecidas e de boa fé, porém, ainda abriga intelectuóides de laboratório, incapazes de respeitar os saberes culturais da classe "inferior" denominada ALUNOS.
Outrora, contamos com muitos mestres da antiguidade, que, por sua vez, não possuíam tais "TÍTULOS",porém, com sua H U M I L D A D E e SABEDORIA, conquistaram sua autoridade pelo amor, admiração e respeito, CONDUZINDO multidões e realizando feitos PARADOXAIS, utopias para loucos e insanos, que os perseguiram e mataram das maneiras mais torpes e cruéis.
Eis o homem...
-A construção de conhecimento fica como... neste malfadado projeto?
Ou... faça o que digo, mas não faça o que eu faço?
Que exemplo maravilhoso de "desconstrução" que observei, desconstrução de conhecimento, de "alma", pois, não tenho o direito de ter opinião, então, não tenho o direito de ter alma.
Devo me transformar em um robô do construtivismo moderno?
Pobre Jean Piaget, deveria ver como as teorias dele estão sendo aplicadas pelos doutores de hoje... e Paulo Freire então... nem se fala!
No papel, ou laboratório, tudo é mais fácil, não há interlocução, é tudo muito intimista, afinal o que conta é :
- VENCER E GANHAR OS TRÊS PONTOS!
"Ó GRANDES MESTRES, VENHO A VÓS HUMILDEMENTE PEDIR MIGALHAS DE SUA INFINITA SABEDORIA!"
Muitos "caras" impuseram sua autoridade, com lindas e mentirosas palavras, dentre os tais, vejo muitos de vós, caracterizados neles, e um deles "em especial", que "adorava" que sua "verdade" fosse aceita foi este solene canalha:
Bigodinho desgraçado hein?
Uma frase que ouvi, no decorrer de minha estadia, no glorioso ambiente escolar foi esta:
-FAÇA A DIFERENÇA!
Este desabafo serve para alertar os construtores de conhecimento, ou para os...
DONOS DA VERDADE
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