terça-feira, 19 de outubro de 2010

A arte de aprender brincando!

A arte de aprender brincando!
A maioria das pessoas, não acredita mais nas possibilidades de se aprender as mais diversas coisas, no ato das brincadeiras, porque pensam que as crianças não têm como base, esta significativa maneira de aprender com elas, e hoje em dia, o game digital, está cada vez mais acessível às crianças, e por sua vez seus pais, até por uma questão de comodidade, e talvez até pelo medo de deixar seus filhos brincarem na rua, ou por falta de tempo para levá-los até um parque ou lugar aberto, para que eles possam realmente brincar de verdade, os deixam horas e horas na frente de um vídeo game, para livrá-los dos perigos da vida moderna!
Porém o que se observa, é que as antigas brincadeiras, estão literalmente entrando em extinção!Não se vêem mais, as crianças brincarem de polícia e ladrão, pega-pega, amarelinha, jogos de botão, jogos de adivinhação entre outros jogos que fizeram parte da nossa formação como pessoas, e é até importante perguntarmos: Que tipo de pessoas está se formando agora, sem estas brincadeiras que de certa maneira, agregavam muitos valores, e que tipo de valores os games, agregam à vida destas mesmas pessoas?
Afinal, as pessoas estão bem mais diferentes do que elas eram no passado, quando havia muito mais interação, e menos solidão, e costumava-se brincar em equipe, e não sozinho como hoje, e sempre se aprendia uma lição com a brincadeira.
È fato, que os jogos virtuais, são muito atrativos aos olhos das crianças e até mesmo dos adultos, por seus inúmeros recursos e telas, sem contar as aventuras e ação, porém, são muitas vezes violentos e escravizam as crianças em suas telas-celas, onde as separam do mundo real, e as aprisionam no mundo virtual, e não posso esquecer-me dos sites de relacionamento, que estão substituindo a relação próxima das pessoas, por uma relação cada vez mais distante.
È muito importante a interação das pessoas, principalmente das crianças, para que o conhecimento seja transferido e multiplicado entre elas, e através desta interação, as pessoas possam cada vez mais causar esta explosão de conhecimento!
Sinto falta da minha infância, onde eu sonhava que era astronauta ou piloto de avião, e até construía sonhos com sucatas de brinquedos, pois, muitos deles, se transformavam em tudo que se pudesse imaginar!
Ou de desmontar as coisas para ver como elas funcionavam, hoje não consigo ver estas atitudes na maioria das crianças, e sim, as conversas mais absurdas de crianças cada vez mais adultas, mais precocemente, tudo hoje é muito rápido!
Porém o conhecimento está diretamente ligado com a brincadeira, pois, a partir de muitas brincadeiras, foram descobertas muitas coisas que hoje estão em alta no mundo moderno, e até mesmo DEUS brincou quando fez o mundo, este, “feito com o maior amor de todos “e ofertado a nós, para hoje, nós brincarmos de crescer, e se tornar adultos, e com certeza, não é justo que nossas crianças não brinquem e não cresçam em sabedoria e alegria!
É preciso que as antigas brincadeiras retornem ao nosso convívio, para que tudo que é realmente bom, não se apague da nossa memória!

2 comentários:

  1. Caios, super bacana a sugestão do seu blog, com certeza necessitamos resgatar as brincadeiras dos tempos passados. Para que a cultura seja valorizada, para dar a possibilidade da criança ser criança, e como você diz, mesmo assim aprender.

    Simone.

    ResponderExcluir
  2. Oi Caius!
    Adorei o resgate das brincadeiras como a Simone já havia comentado, muito bom mesmo...
    O que eu mais gostei foi da história das estrelas da bandeira do Brasil, super interessante!!!

    ResponderExcluir

SÃO PAULO

SÃO PAULO
A SELVA DE PEDRA

Impressionante!!!

Impressionante!!!
Tudo realmente é possível...

Coincidência? Ou...

Coincidência? Ou...
Um capricho da natureza????